ESPECIAL DE VOLTA ÁS AULAS 2018 - COMO PASSEI PARA MEDICINA COM APENAS 16 ANOS

domingo, 5 de agosto de 2018

ISSO NÃO É UM CLICKBAIT
HEY GIRLS 
Turu bom com vocês? 
Viram que eu to animada né? Não, sério estou muito animada com essa série. Talvez tenha me dado muita vontade de voltar para o colegial e eu tenha chorado em posição fetal no chuveiro? Puf, talvez, mas que nunca fez isso não é mesmo?
O que não muda o fato de que eu estou animadíssima com essa série e super feliz com o retorno de vocês, se DEUS QUISER, agora vai 
E hoje eu vim falar de um assunto que é uma parte MUITO importante da minha vida
Tipo muito mesmo
É literalmente o que eu faço quase todos os dias há praticamente minha vida toda: estudar 
Não durmam ainda, talvez isso seja importante para você como foi para mim. 
Por muito tempo eu não sabia por que eu estudava, era sempre uma questão de "não ficar burra", e depois "fazer uma faculdade", mas no fim eu não tinha um motivo real, só sabia que tinha que estudar para poder estudar mais depois, é isso que acontece quando se sistematiza o conhecimento. 
Mas a verdade, é que vai muito além disso. Estudar nos faz crescer e melhorar como pessoas, amplia nossa visão de mundo e das relações interpessoais. No final das contas, não tem como não gostar de estudar quando se encontra o verdadeiro motivo para isso. 
Infelizmente ou não, nosso convívio em sociedade nos obriga a participar desse sistema, e é ai que eu entro, ou não. 
Me formei em Novembro de 2015, com 16 aninhos, e em Fevereiro de 2016, já estava matriculada no primeiro período de Medicina na UFMT, campus de Rondonópolis. 
Foi assustador, ainda mais que eu não esperava. 
Acho que ninguém esperava. Apesar de estudar em colégio particular, sempre fui de periferia, e mesmo que fosse estudiosa, todo mundo achou que o máximo que eu alcançaria seria direito em alguma faculdade particular (sem desmerecer ninguém, estou falando de notas aqui). Imaginem então a reação do meu pai quando eu disse que prestaria Medicina, lembrando que ele nem tem fundamental completo. Quase enlouqueci ele coitado, principalmente quando eu disse que no próximo ano estudaria em casa, ao invés de fazer cursinho. 
Mas Deus é perfeito, e os sonhos dele para nós vão muito além do que imaginamos. 
E aqui estou eu, no quinto período estudando Clínica Cirúrgica. 
E como eu disse, sempre estudei muito, então aqui vão algumas dicas valiosas.


1. Administre bem um seu tempo
 Neuraaa? Eu to falando com vocêee. É gente, já muito muito neurótica. A verdade é que eu não sabia estudar, ao ponto de ficar LITERALMENTE DOENTE! Passava mais tempo desesperada para estudar do que de fato estudando, o que me fez perder bons meses no segundo ano, mas que me fez entender que somos seres biológicos, e por isso precisamos de equilíbrio.
 Já na faculdade aprendi que balancear estudo, vida social, família e lazer faz com o rendimento seja infinitamente melhor, Veja bem, não estou falando para meter o pé no balde e ir para a farra toda semana. Se você quer muito algo precisa se dedicar à isso!
 E não tem como eu te passar uma fórmula mágica de quantas horas por dia você precisa estudar, pessoas diferentes tem rendimentos diferentes. Encontre o ideal para você.

2- Errou? Refaça
 Sempre gostei de fazer MUITO exercícios, tipo muito mesmo. Acho que devo ter feito cada prova do Enem pelo menos umas três vezes, algumas eu já até sabia o resultado de cor.
 Além de ajudar a fixar o que você já sabe, fazer exercícios te ajuda a descobrir o que você pensa que sabe ou que não sabe de jeito nenhum,
 Mas não adianta só errar e ir lá ver qual o gabarito, é preciso entender onde e porque errou, e depois refazer ( principalmente na área de exatas) e ir buscar questões parecidas, com abordagens diferentes do mesmo assunto. Só assim vai realmente aprender.
 E essa dica é ESSENCIAL quando se trata de REDAÇÃO (vou fazer um post só sobre isso). Gramática em geral, sempre foi meu ponto fraco, o que atrapalhava muito as minhas redações.
No colégio, eu fazia uma redação toda semana, e mais uma ou duas por conta própria, e minhas notas nunca passavam de 680. O que eu fazia? Chorava? Também. Mas principalmente, ia atazanar meus professores perguntando onde errei e como melhorar, ai eu ia lá e refazia. O que nos faz passar para a próxima dica.

3- Saiba identificar seus pontos fortes e fracos
 Uma coisa que meus professores sempre me alertaram é que de forma alguma eu seria ótima em tudo, e para desistir dessa loucura. E ao invés disso, eu deveria saber lidar com meus pontos fracos, trabalhá-los pra que eu conseguisse uma média suficiente, mas que não focasse demais, se não eu perderia nos pontos fortes.
  Para quem não entendeu, é mais ou menos assim: como eu disse gramática é o meu ponto fraco, nem por isso eu abandonaria essa matéria e desistiria, por outro lado se eu dedicasse demais nesse ponto talvez eu até conseguiria melhorar muito, mas perderia tempo de estar me dedicando aos meus pontos fortes que garantiriam minha vaga. É uma questão de equilíbrio, novamente.
 O tempo é a variável chave na corrida do vestibular, e como você o administra vai te levar a universidade ou à mais um ano de cursinho.

4- Treine fazer prova
  Muita gente estuda, estuda, estuda, mas não aprende a fazer prova.  Apesar de ser duas coisas muito ligadas, não são a mesma coisa.
  O primeiro ponto desse assunto é entender o TEMPO de prova, e saber se organizar dentro dele. Por exemplo, quando falamos de Enem e alguns vestibulares tradicionais, é mais vantajoso se dedicar as questões fáceis e médias que você tem mais chance de acertar, do que perder tempo tentando acertar uma questão difícil, podendo deixá-las mais pro final e fazê-las com o tempo que sobrar.
 Além disso, tem as "malandragens" e "jeitinhos" de uma prova, que você só aprende fazendo, como sublinhar as partes que você considera erradas para o seu raciocínio ficar mais claro além de quanto mais alternativas você descarta, maior suas chances de acertar aquela questão.
 Outra coisa que sempre me ajudou sempre foi ler primeiro a pergunta antes de ir para o texto de referencia, assim minha mente já ficava focada no que eu precisava daquele texto e "descartava" o que era desnecessário.

5- Já viu os pesos da Universidade que você quer entrar?
  Essa é uma dica que me pegou pela perna. Eu sempre fui muito confusa quanto ao que eu queria cursar e onde, então nem me atentei aos pesos da universidade da minha cidade, resultado? Me lasquei. Minha nota mais fraca era a de maior peso.
 Se eu tivesse me informado antes, na hora da prova eu teria dedicado mais a matéria x ou y, e não dependeria tanto do acaso para ter uma boa média.

6-  Leia Bastante
 Ainda no meu 8° ano do Fundamental eu descobri o mundo da leitura e me apaixonei, de Machado de Assis a Fanfics, eu passava horas a fio lendo. E apesar de o conteúdo em si não ser tão fundamental, a capacidade de interpretação que eu adquiri foi outra peça chave, ainda mais quando falamos de Enem.
 E a minha leitura foi evoluindo junto comigo. Nos últimos anos, além das fanfics banais que tanto amo, também lia jornais, crônicas e dissertações críticas dos assuntos que estavam em foco na época, o que me ajudou a criar uma bagagem para a prova.

7- Tenha um local para estudar
 Parece uma dica bobinha, mas tem feito muita diferença na minha vida. Sempre fui dessas que estudava na cama, mexendo no celular e afins. Mas a faculdade cada vez mais tem exigido da minha capacidade de concentração e absorção, já virão quantas classes diferentes de fármacos existem?
 E foi ai que decidi montar meu cantinho de estudo, longe de barulhos e interferências, e fora do meu local de lazer e e descanso, vulgo meu quarto. Não to falando de nada de extraordinário, e sim de uma mesinha de frente para uma parede branca com apenas livros e cadernos em cima.
 Isso faz com seu cérebro consiga estudar que aquele local é para estudo e não para descanso e afins.

8- Ficar nervoso na adianta bulhufas
  Vocês acreditam que eu estava feliz e cantarolando no dia da minha prova do Enem, assim como em todas as outras provas que faço? Tranquilidade sempre foi fundamental para conseguir boas notas pra mim. Alguns podem até ver como conformismo, mas para mim foi uma questão de entender que eu tinha dado o meu melhor, e o que tiver de ser será. E mesmo que eu não tenha feito o meu melhor, não haveria o que fazer, a nota não seria magicamente me dada só por que eu queria muito.
 Também sempre foi muito importante o apoio que meus pais e professores me davam, e uma frase que vocês precisam entender e internalizas:
ESSA PROVA NÃO DEFINE QUEM VOCÊ É!
  Tantos fatores influenciam se você irá bem ou mal, que é loucura querer medir quem você é por uma prova, e por mais que seja triste, a verdade é que todo ano tem Enem, essa não é sua última chance. ~
Confie em quem você é e no trabalho que você fez que os frutos virão. 

A nossa série termina por aqui
Agradeço demais a todas vocês que participaram e comentaram, e se inscreveram 
Tem sorteio vindo por ai, então fiquem atentas aqui no blog que logo mais eu divulgo como vai ser 
Fiquem com Deus 
XoXo Sopha


33 comentários:

  1. Nossa que legal a sua história. Parabéns por tudo que conquistou! Sei muito bem como é esse desespero para estudar, já sofri muito com isso e venho tentando melhorar à cada dia kkk. Falei um pouquinho também sobre o desafio de estudar e morar sozinha no meu blog.
    Luísa - https://26motivospara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso na sua jornada hehe Com certeza não é um caminho fácil
      XoXo Soph

      Excluir
  2. Parabéns pela sua conquista e pelo seu esforço! Gostei muito das dicas!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Sophia!!!!
    Sua história deveria ser compartilhada com todo mundo. É uma conquista e tanto!
    Mas você terá muitas e muitas outras em sua vida. Mais uma vez, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, gostei bastate do seu incentivo, realmente se você deseja algo, tem que se concentrar no que você deseja, va atras e nao desista

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Shophi, adorei ler sua história e ver toda sua dedicação, conheço muita gente lutando por esse propósito mas infelizmente nem todos conseguem. Com certeza vou indicar seu post, acredito que serão dicas valiosas para quem está tentando entrar na faculdade!

    ResponderExcluir
  6. Caraca, guria!
    Primeiro parabéns! Não é pra todo mundo se formar em medicina antes dos 24 anos (O que imagino, vai ser o seu caso!). Te desejo todo sucesso.
    Sobre as tuas dicas: excelentes, principalmente à de termos um lugar específico para estudar. Tb fui da turma que estudava na cama, no sofá, mas isso me dava muito mais preguiça que aprendizado real.
    O bom é que com o tempo a gente percebe isso é muda de postura.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda <3 Vou formar bem novinha mesmo haha
      XoXo Soph

      Excluir
  7. Parabéns pelo seu incentivo e dedicação, você lutou e consegui, infelizmente tem pessoas que não conseguem, e você consegui e você merece essa conquista, suas dicas muito valiosas mesmo bjs.

    ResponderExcluir
  8. Muito inspiradora a sua história. Gostei muito das dicas, principalmente, se errou? Refaça. Desistir nunca. Ótimo post. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, vc merece!
    Dedicação e estudo, vc é um fenomeno garota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor <3 Mas sou completamente comum haha
      XoXo Soph

      Excluir
  10. As suas dicas são perfeitas mas outros fatores influenciam no resultado final e um gigantesco parabéns pois são poucas as pessoas com essa história .Mas com certeza essa etapa apenas uma de suas conquistas pois a vida tô só começando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor <3
      Fico feliz que tenha gostado
      XoXo Soph

      Excluir
  11. Primeiramente parabéns !!! Eu gosto muito de estudar também, principalmente por poder adquirir conhecimento. Excelentes dicas que vc deu !!!
    besitos

    ResponderExcluir
  12. Uhuuuu, parabéns! E você merece muito! Impossível não gostar demais dessas suas dicas!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela dedicação e tantas aprovações. É fruto de muito foco e determinação! Vc é uma garota de sucesso! Amei as dicas!

    ResponderExcluir
  14. Menina você é meu orgulho sério, fico vendo os status que tu posta e quando crescer quero ser igual a você, também quero medicina e para isso estudo bastante, mas é engraçado né o quanto você concilia os estudos, a blogosfera, a carreira de modelo, VOCÊ É A BARBIE DAS PROFISSÕES. Parabéns Soph

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA Adorei Duda, é muita ralação viu? Mas vale muito a pena, se esse é seu sonho, super te apoio
      Tudo de bom linda
      XoXo Soph

      Excluir
  15. Dedicação faz toda diferença e a recompensa é incrível.
    Já sou graduada, mas com certeza suas dicas se aplicam a todos, inclusive a mim que tenho me dedicado aos concursos.

    ResponderExcluir
  16. Que orgulho hein. Qe tenha muito sucesso e obrigada por compartilhar suas dicas.

    ResponderExcluir
  17. Amei as dicas !
    Parabéns, muito sucesso pra você!
    Bjs

    ResponderExcluir

E ai? o que achou? Deixa ai nos cometários
Vou adorar ler