Dicas para o Enem

sábado, 5 de novembro de 2016

                                 
                                              Oi girlzitas e boyzitos do meu core
             [eu sei gente. Está piorando né? Juro que não sei da onde essas coisas saem]
  E ai pessoas, como vocês estão? Se você é um vestibulando, não muito bem, não é mesmo? Sim é mesmo. Como eu sei? Simples, já compartilhei dessa dor com vocês e sei como é complicado esse queriditcho.
  Para quem já acompanha o blog, há algum tempo eu disse que entrei em uma faculdade federal através do Enem, mas eu já tinha feito essa prova duas outras vezes para praticar. Como assim? Para quem não sabe, agora existe uma lei que impede que uma pessoa entre em uma faculdade antes de concluir o ensino médio, mas, mesmo assim, eu fiz o Enem e outros vestibulares durante todo o ensino médio, ao todo, realizei cerca de 13 vestibulares durante esse tempo.
 Então, eu tenho um pouco de bagagem e de experiência no assunto, por isso resolvi dar dicas para quem está fazendo essa prova nesse fim de semana.

  1- Acordou cedo? Faça um exercício físico.



  Pois é pessoas, acreditem se quiser, mas acordar mais cedo em um dia de vestibular e ir fazer algum exercício físico como caminhada ou dança, ajuda a te deixar mais desperto e a controlar a ansiedade. Claro que não vamos extrapolar também né? Se você não tem costume, não vá para a academia pegar 50kg que assim seu corpo vai ficar exausto e dolorido, e nós sabemos que acima de tudo enem é uma prova de resistência. 

 2- Não almoce tarde.

  Essa dica foi importantíssima para mim, já que além da minha gastrite e problemas na digestão, quando comemos o sangue fica mais concentrado na região estomacal e ai bate aquele soninho. Já imaginou 15 horas e você dormindo em cima da prova? Não dá né.

3- Saia de casa com antecedência ou então te veremos no Jornal Nacional mais tarde.

  Não preciso nem explicar o por que né pessoas? Sério, se você mora em cidade grande saia com no mínimo duas horas de antecedência por conta de engarrafamentos, problemas de achar endereços e afins, eu mesma já sai de casa com 3horas de antecedência. Sim gente, eu sou meio desesperada.

 4- Leve comida, mas não o supermercado. 


  Claro que é importante levar comida gente, afinal almoçamos cedo, apenas comida leve e vamos passar a tarde sendo testados, mas não precisa levar a compra do mês inteiro né? Geralmente, eu levava uma bolacha ou barra de cereal, um chocolate, balinha, ÁGUA.... coisas assim. E não deixe para comprar no local de prova, por que é sempre mais caro. E é importante levar bastente glicose para te manter acordado e alimentar o seu cérebro.

5- ÁGUA 
    
   Vou frisar nessa parte. Não tem nada pior que fazer prova com cede. Então leve uma garrafa com água e ir bebendo aos poucos durante toda a prova. Mas também não vai exagerar, água demais + urina demais = tempo demais no banheiro, ou seja, menos tempo de prova.

6- Você tem tempo para ir no banheiro, use-o com sabedoria.

   Eu era das loucas que achava que não podia ir no banheiro para não perder tempo, errado. O tempo de ir no banheiro é importante, primeiro que ficar segurando urina muito tempo atrapalha a sua concentração, segundo que quando você sai do ambiente da prova você relaxa um pouco e descansa sua mente, terceiro, você se reabastece com água. Mas não vá enrolar e ficar mil anos no banheiro, né? 5 minutinhos é o suficiente, e deixe ele lá para metade do tempo de prova, por isso, vá no banheiro antes.

7- Bateu o sono? Pague 20 polichinelos 

  Essa com certeza é a dica mais estranha de todas, mas funciona. Quando eu fiz a prova, aconteceu isso comigo: no segundo dia fiquei muito cansada e esgotada, então lembrei do meu professor de biologia mandando que fossemos pagar polichinelo se desse sono, e foi o que eu fiz. Usei meu tempo de banheiro para encher garrafinha, urinar, jogar água no rosto e fazer polichinelos. E super deu certo, não sei como ou porque, mas deu certo.

  8- Atente-se aos pesos das universidades

    Cada faculdade tem a sua forma própria de calcular a nota final da prova e isso depende dor pesos, que podem aumentar ou diminuir  sua nota. Então confira os pesos das faculdades que você que ingressar antes, e se dedique a cada matéria de acordo com os pesos, mas não vá deixar nenhuma delas de lado okay?

  9- Descanse bem no sábado
  
   Essa dica é bem óbvia, mas não deixe a ansiedade e o nervosismo tomar conta e descanse bastante no sábado, afinal são dois dias de prova e o segundo é o mais exaustivo, ou seja, você precisa estar bem descansado.

  10- Essa prova não te define.

Com toda certeza essa dica foi a razão de eu ter me saído bem no Enem. Muitas pessoas, não alcançam boas notas nos vestibulares por que seus sentimentos atrapalham a  realizar a prova, por exemplo o medo e o nervosismo te fazem travar e não conseguir fazer a prova direito. E isso aconteceu comigo, no segundo ano que fiz esse vestibular, eu fui muito mal, por medo de ir mal. Mas, ano passado, antes de fazer a prova, professores maravilhosos me disseram coisas que eu jamais vou esquecer: tudo bem se não der certo, todo ano tem Enem. Por mais pessimista e fatídico que isso possa parecer, essas palavras são extremamente libertadoras, pois, se você pensar bem, é exatamente isso. Hoje não é a sua última chance de poder se sair bem, eu mesmo fiz 13 vestibulares, e nunca desisti e hoje eu estou ai, cursando Medicina em uma faculdade federal. Então, se acalme, se não der certo, ano que vem você faz de novo.
  Vestibular é uma forma cruel de definir quem entra e quem sai da universidade, uma forma que não olha sua história ou sua trajetória, você poder ter feito centenas, milhares de provas durante a sua vida, e ido bem em todas elas, se por algum motivo você não for bem nessa em específico, você está fora. E isso não te define. Uma prova não te define. Todos temos dias bons e dias ruins, e talvez hoje não vá ser seu dia bom, mas vá lá e dê o seu melhor. Faça essa prova com a sua alma, sem medo, stress, ansiedade, agonia.... vá livre dessas coisas. Hoje seja a pessoa que você sempre foi, é só mais uma prova não é mesmo? Você já se saiu maravilhosamente bem em algumas provas e também já foi mal em outras, e ainda está ai, firme e forte. Não se preocupe com o e se's da vida, só vai lá e faça o seu melhor, com o resultado você se preocupa depois.
  Bom meus amores, é isso. Espero te ajudado. 
  Que a graça de Deus esteja com você e que ele encha sua vida com bençãos.
  Bjinhos  e boa prova, 
VAI LÁ E ARASA 


7 comentários:

  1. Vixi miga não pode levar o supermecado mesmo não? Tem certeza? Eu acho que levei um atacadao inteiro nesse ano e nos outros hsushauahuahaya

    ResponderExcluir
  2. Suas dicas foram Muito legais.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário amorinha
      Espero te ver aqui mais vezes
      Bjinhos e byebye

      Excluir
  3. Eu não fiz enem mas com toda certeza isso ajudora muita gente em varios tipos de prova que forem fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário amorinha
      Espero te ver aqui mais vezes
      Bjinhos e byebye

      Excluir
  4. Obrigada pelo comentário
    Espero te ver aqui mais vezes
    Bjinhos e byebye

    ResponderExcluir

E ai? o que achou? Deixa ai nos cometários
Vou adorar ler